Principal premiação mundial a professores reconheceu o brasileiro Diego Mahfouz Faria Lima como um dos dez maiores docentes do mundo.
São Paulo, junho de 2018 – A quinta edição do Global Teacher Prize, principal premiação voltada ao reconhecimento de trabalhos realizados por professores em todo o mundo, está com suas inscrições abertas para o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor. Até o dia 09 de setembro, professores de todo o país poderão se inscrever (ou serem indicados por terceiros) através do site www.globalteacherprize.org.
Idealizado pela instituição de caridade Varkey Foundation, a condecoração tem intuito de valorizar boas práticas de educação, assim como promover a troca de ideias entre profissionais da área de pedagogia do mundo inteiro.
O prêmio é aberto a professores do ensino fundamental e médio, assim como professores de meio período e de cursos online. Os candidatos deverão obrigatoriamente cumprir carga horária mínima de 10 horas semanais e planejar se manter na profissão pelos próximos 5 anos.
No caso da indicação por terceiros, a pessoa deverá escrever uma breve explicação online com o motivo da recomendação. O professor indicado irá receber um e-mail sobre sua indicação acompanhado de um convite para a inscrição.
Entre os candidatos ao Global Teacher Prize 2019, 50 serão pré-selecionados (com previsão de anúncio em dezembro de 2018) para, então, ser apresentado o Top 10 (com previsão de anúncio em fevereiro de 2019).
Os dez finalistas serão levados a Dubai para a cerimônia de premiação no Global Education and Skills Forum, em março de 2019, onde o vencedor será anunciado ao vivo. O ganhador será escolhido entre os 10 finalistas pelo Global Teacher Prize Academy, formado por pessoas de destaque do mercado.
Em março desse ano, o professor e diretor da Escola Municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, São Paulo, Diego Mahfouz Faria Lima, foi escolhido para compor o Top 10 da premiação e foi a Dubai receber a homenagem durante o evento.
Brasil no Global Teacher Prize

Prof Diego Mahfouz, entre os 10 finalistas do prêmio em 2018
Muitos professores brasileiros já foram selecionados para o Global Teacher Prize desde sua primeira edição em 2015. Diego Mahfouz Faria Lima, diretor da escola municipal Darcy Ribeiro, em São José do Rio Preto, São Paulo, esteve entre os dez finalistas em 2018, tendo sido selecionado entre mais de 30.000 inscritos de 173 países. Rubens Ferronato, professor de matemática voluntário da escola Dom Pedro II, de Curitiba (PR), especialista no ensino de cegos e pessoas de visão reduzida, foi pré-selecionado no mesmo ano.
Wemerson da Silva Nogueira, professor de ciências na escola Antônio dos Santos Neves, Boa Esperança (ES), foi um dos dez finalistas em 2017 e Valter Pereira de Menezes, professor de ciências da escola Luiz Gonzaga, Parintins (AM), foi pré-selecionado. Marcio de Andrade Batista, professor da Universidade Federal do Mato Grosso, foi um dos pré-selecionados em 2016.
Saiba mais em @TeacherPrize no: www.twitter.com/TeacherPrize e www.facebook.com/TeacherPrize
– –
Notas do editor:
- A Varkey Foundation acredita que toda a criança merece um ambiente de ensino vibrante e estimulante, que desperte e apoie todo seu potencial. Nós acreditamos que não há nada mais importante para atingir esse objetivo que a paixão e qualidade dos professores. Nós apoiamos a capacidade de ensino global e cultivamos a excelência e inovação para a próxima geração de educadores. Nós fundamos o Global Teacher Prize para destacar o incrível trabalho que professores fazem ao redor do mundo. https://www.varkeyfoundation.org
- Entre os 50 professores pré-selecionados, 10 serão escolhidos pelo comitê do prêmio. O vencedor será então escolhido entre os dez finalistas pela Global Teacher Prize Academy. Tanto o comitê quanto a academia irão buscar evidências que os inscritos ao Global Teacher Prize, da Varkey Foundation, apresentem os seguintes critérios:
- Aplicação de práticas instrucionais efetivas e que possam ser replicáveis e escalonáveis para influenciar a qualidade da educação em nível global.
- Aplicação de práticas educativas inovadoras, que apresentem desafios particulares à escola, comunidade ou país, e que tenham demonstrado evidências que sugiram sua efetividade na solução desses desafios de modo inovador.
- Apresentação de resultados demonstráveis de ensino em sala de aula
- Impacto na comunidade além da sala de aula, que apresentem modelos únicos e diferenciados de excelência para a prática pedagógica e outras.
- Auxílio na transformação de crianças em cidadãos globais através do compartilhamento de conhecimento baseado em valores que os equipem para o mundo que eles potencialmente irão viver, trabalhar e se socializar com pessoas de diferentes nacionalidades, culturas e religiões.
- Melhoria da profissão pedagógica, elevando o nível que qualidade de ensino, através do compartilhamento de boas práticas e auxílio a colegas na superação de desafios enfrentados diariamente nas escolas.
- Reconhecimento de professores por governos, organizações nacionais de ensino, diretores de escolas, colegas, membros da comunidade em geral ou alunos
Be the first to comment on "Aberta as inscrições para participar do “Nobel da Educação” em 2019"