Quem somos nós?

O Papo de Educador® é um site e podcast que tem como propósito divulgar novas ideias, teorias e boas práticas em educação por meio da produção de conteúdo em áudio, vídeo e texto por especialistas apaixonados por esse tema.

Missão, visão e valores

 

HISTÓRIA

Criado em 20 de abril de 2015 na cidade de Hameenlinna, na Finlândia, o Papo de Educador® foi criado inicialmente como “Podcast Papo de Professor” pelo Prof Damione Damito que participava de um programa de especialização em docência na EPT na University of Applied Sciences of Hameenlinna (HAMK).

HAMK

HAMK University of Applied Sciences / Finlândia

Inspirado pelos constantes insights criativos e temas inovadores trazidos durante suas aulas na HAMK, em especial do Prof Bryan Joyce e da Profa Päivi Aarreniemi-Jokipelto, Damione sentiu a necessidade de compartilhar toda a informação que lhe chegava com mais pessoas no Brasil e encontrou no podcat um meio eficiente de atingir esse objetivo. Com o empréstimo dos equipamentos necessários para começar a produção do podcast pela HAMK. Após a gravação de um audio-teste com o professor brasileiro Rodrigo Calhau, Damione gravou com a colaboração dos professores Diego Lieban, Vico Mendes, Rodrigo Calhau e Julio Page o primeiro episódio publicado chamado “PBL – Take a can if you can” onde abordavam a metodologia baseada em projetos sob pano de fundo de um projeto homônimo ao título do episódio.

Em maio de 2018, o já Papo de Educador® passa a ampliar seu leque de conteúdo passando a ofertar em um novo site, mais dinâmico e organizado, novos conteúdos em texto e também vídeo.

 

A MUDANÇA: PROFESSOR X EDUCADOR

educador
ô/

  1. adjetivo substantivo masculino

que ou o que educa.

 Logo ao retornar ao Brasil, com a ampla aceitação do então do seu podcast, Prof Damione passa a ser convidado para ministrar palestras em escolas e grandes conferências em vários estados do Brasil para compartilhar ao vivo um pouco daquilo que já era compartilhado através de seus podcasts e, agora estando mais próximo de seu público, notou que a audiência do Podcast Papo de Professor não era formada apenas por professores mas também por alunos de licenciatura, empreendedores, pedagogos e vários outros profissionais que, diretamente ou indiretamente, eram envolvidos com o tema educação.

Após a referida constatação, decidiu-se então trabalhar numa nova direção para o podcast, não somente a alteração de nome, mas também a produção de vídeos para o Youtube, notícias em educação e também textos por colunistas, o que resultou em maio de 2017 a alteração de Podcast Papo de Professor para apenas Papo de Educador®.

 

INTEGRANTES

Damione Damito – Fundador e host do Papo de Educador

Mestrando em Educação Escolar (UNESP), Especialização em Redes de Computadores  e Graduado em Tecnologia em Redes de Computadores (UNIMEP). Possui Licenciatura Plena pelo Centro Paula Souza e Especialização para Professores de EPT pela HAMK University of Applied Sciences/Finlândia onde desenvolveu pesquisas sobre metodologias ativas, flipped classroom e o uso de novas tecnologias para a formação continuada docente. Como analista de TI atuou em grandes projetos internacionais em empresas como IBM, Michelin, John Deere e outras.  No Instituto Federal de São Paulo atua como docente da área de Informática, membro da Equipe de Formação Continuada Docente e do Comitê para Inovações Pedagógicas e Curriculares. É o criador do site e podcast “Papo de Educador” que a 3 anos disponibiliza conteúdo em inglês e português com a intenção de divulgar novas ideias, teorias e boas práticas na educação atingindo educadores no Brasil e no mundo.

 

 

Amilton Martins – Embaixador e colunista

Líder do InovaEdu/IMED – Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação e Coordenador do Núcleo Norte Gaúcho de Letramento em programação do Instituto Ayrton Senna. Ministrante de cursos de Aprendizagem Ativa e Tecnologias para a Educação do Século XXI. Senador da JCI – Junior Chamber Internacional. Doutor em Educação com tese em Criatividade e Teoria do Flow usando Robótica Educacional, Mestre em Educação com foco em aprendizagem e criatividade através de programação de computadores para jovens e graduado em Ciência da Computação.

 

 

Rodrigo Calhau – Embaixador e colunista

Possui Mestrado em Informática (UFES) e Bacharelado em Ciência da Computação (UFES). Professor da Coordenadoria de Informática do Instituto Federal do Espirito Santo, Campus Serra. Participou do Programa Professores para o Futuro na Finlândia, durante 5 meses em 2015, quando conheceu o Sistema Educacional Finlandês. Atualmente está como Coordenador do Programa de Extensão Leds, onde aplica Metodologias Ativas junto a alunos na resolução de problemas reais da sociedade através de projetos. Concebeu, junto com os Professores do Leds, um dos primeiros cursos da Rede Federal de Educação inteiramente orientado a projetos reais.

 

 

Giselda Costa – Embaixadora e editora das redes sociais

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular vinculada ao Instituto Federal do Piauí- IFPI. Participou de um estágio doutorado Sanduiche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra – Portugal. Criou o aplicativo Cellatschool para facilitar o ensino em suas salas de aula e cursos. Professora com experiência em docência na área de Linguística, com ênfase em disciplinas como Gêneros Textuais, Análise e Interpretação de Texto, Teorias e Técnicas de Comunicação, Pragmática, Semiótica, Letramento Visual Crítico, Teoria da Comunicação e da Imagem e Tecnologia na Educação com pesquisa no campo do Mobile Learning.

 

 

Julio Page – Embaixador

Professor de Análise Química Instrumental do Campus Duque de Caxias do IFRJ. Diretor de Extensão Comunitária e Tecnológica da Pró Reitoria de Extensão do IFRJ. Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (Escola de Química – UFRJ). Tecnólogo em Processos Químicos (IFRJ) e Bacharel em Química (Universidade do Grande Rio). Representante do IFRJ nos programas VET Teachers for the Future 2 (2015) e Finnish Training the Trainers (FiTT- 2017), ambos na HAMK University of Applied Sciences.